Roberto Pinto dirige a Verbo Serviços de Comunicação, fundada há 26 anos. Jornalista e Relações Públicas, formado pela FIAM-SP e pós-graduado pela FGV-SP, começou no Diário de Bauru – SP, em 1965, aos 15 anos. Foi repórter “A” no jornal O Globo (RJ e SP) de 1968 a 1971 e de 1975 a 1978. Também atuou nos jornais – Diário de Lisboa (Portugal) e Aqui São Paulo (Brasil) – e nas revistas: Visão, Manchete e Isto É (Brasil); Special e Notre Temps (Bélgica). Publicou cartuns em O Pasquim, Visão, O Globo, Diário de Lisboa e revista Pilote (Bélgica/França).
Produziu o programa Momento Econômico (TV Manchete). Foi subeditor da revista Isto É, chefiou a sucursal do Relatório Reservado em São Paulo e criou o primeiro site de informação empresarial na web do Brasil, o Rhodia On Line (1982).
Editou as publicações Revista dos Tribunais, ICM Latin News (inglês, português e espanhol), Trade News, RedeCard, Rhodia e Nestlé, entre outras. Conquistou 6 prêmios nacionais ABERJE. Foi assessor de Imprensa da Nestlé (4 anos) e da Rhodia S.A. (5 anos), gerente de Comunicação da Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo (atual BM&F Bovespa, 4 anos), da ABIQUIM (Associação Brasileira da Industria Química, 4 anos) e da ABEAÇO/Prolata (5 anos).
Como empreendedor, desenvolveu a primeira ferramenta de mensuração e análise qualitativa de imagem na mídia, nos anos 1980, na equipe do programa Portas Abertas da Rhodia S.A. (TQC). Levou a Verbo Comunicação – criada em 1988 – a liderar os mercados de publicações empresariais e, depois, de auditoria de imagem na mídia (IPEM) no Brasil. À frente da Verbo, coordenou trabalhos relevantes de media intelligence, media audit e media training para organizações como GM, Volkswagen e Renault; Bradesco, Itaú, Febraban e ABECS; HP, Oracle, Xerox e SAP; Rhodia, DuPont e Petrobras; Wall Mart e Casa Santa Luzia, Alcatel e Vivo, entre outras.
Formado em Jornalismo (Unesp) e História (USP), com pós-graduação em Comunicação Corporativa (Anhembi-Morumbi). Trabalhou nos jornais O Estado de SP e Folha de SP e em assessoria de imprensa.
É consultor associado da Verbo Serviços de Comunicação há 10 anos, tendo atuado em Planejamento e Consultoria de Comunicação Corporativa, bem como em Auditoria de Imagem na Mídia, Prevenção e Gerenciamento de Crise para entidades como FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), CMEP (Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento), e empresas como: AES Eletropaulo, Brastemp, Comgás, Cosan, Klabin, LG Electronics, Petrobras, Renault e Vivo.
Analista Senior de Monitoramento e Análise de Imagem de Marca nas Redes Sociais.
Jornalista, formada em Comunicação Social e pós-graduada em Relações Internacionais, é consultora associada da Verbo Serviços de Comunicação: Danone, Petrobras, ABECS, AES Eletropaulo e Ministério da Ciência e Tecnologia da Presidência da República.
Desenvolve e edita publicações como o portal Deficiência Auditiva e o blog do Hotel Santa Mônica (conteúdo SEO-Search Engine Optimization), além das seguintes revistas: RT Informa (editora Revista dos Tribunais); LDC News (Louis Dreyfus Commodities); Franquia Regional; Psique; Intranet e Jornal Mondelez International, e Universidade Mackenzie (Balanço Social 2010 e Especial 140 anos).
Foi finalista do prêmio Massey Ferguson de Jornalismo 2012 com a matéria “Naufrágio dos Pequenos”, publicada pela revista Biodiesel BR. Produz conteúdo para outros materiais institucionais, como folders, perfis e vídeos (Círculo Logística, Cargill, Louis Dreyfus, AES Eletropaulo, Carrefour, Faber-Castell, AccorHotels, SPP-Nemo, Pernod Ricard, CSN, SESC, Aptar Group, AllTasks, Intelligent Table, effe Arquitetura e Engenharia).
Tem trabalhos publicados nas revistas Biodiesel BR, Psique, Sociologia, Página 22, Aventuras da História, Ioga-Bons Fluídos, Época, História Viva, Scientific American Brasil e Municípios de São Paulo. Assessoria de Imprensa: Fideicomiso de Turismo Puerto Vallarta (México) e à Secretaria de Turismo do Paraguai – ambos em parceria com a MKT Network.
É colunista do portal Embarque na Viagem.
Consultora associada da Verbo Serviços de Comunicação, atua como Gerente de Conteúdo de Redes Sociais. Análise e Monitoramento de Menções a Marcas, utilizando ferramentas como: Scup, Seekr, Social Figures e Socialbackers. Produção de conteúdo e ações de marketing em mídias sociais; relacionamento com o cliente; relatórios de métricas; propostas editoriais e de Ads.
Repórter e jornalista correspondente e freelancer para meios impressos e digitais de diferentes setores como economia, varejo, tecnologia, negócios, cotidiano, gastronomia e cultura.
Assessora de imprensa: elaboração de releases, follow-up, planejamento estratégico, agendamento, monitoramento, sugestões de pauta, organização de coletivas de imprensa e eventos.
Fotógrafa profissional e tradutora (Espanhol/Português/Espanhol).
Graduada em Jornalismo e RP pela Estácio Uniradial/SP em 2010, trabalhou, por três anos, na Verbo Serviços de Comunicação, empregando as ferramentas IPEM (Índice de Performance na Mídia) e Análise de Redes Sociais Verbo para clientes como: Comgás, Cosan, Renault, Klabin e SAP. Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo: Klabin S/A, Safe Kids Brasil/ONG Criança Segura, Otto Bock, Socicam e illycaffè.
Formada em Comunicação Social pela Universidade Nove de Julho (2014). Experiência acadêmica em Gestão e Gerenciamento de Crises, Comunicação Interna e Campanhas Motivacionais (Endomarketing), Comunicação Impressa, Produção de TV, Web e Rádio, Clipping e Análise de Clipping.
Analista Junior em Monitoramento e Análise de Marcas nas Redes Sociais. Analista do IPEM (Índice de Performance na Mídia) de empresas como Comgás e Renault (2014/2015).